Infomóvel reinicia atividades no interior
30 de Abril de 2012

Infomóvel reinicia atividades no interior

Cerca de 500 alunos do interior do município receberão o Infomóvel neste ano. Trata-se de um projeto da Prefeitura de Candelária, através da secretaria de Educação, que disponibiliza o acesso à informática em um ônibus adaptado, climatizado e que conta com biblioteca, TV, DVD e materiais para a realização de atividades artísticas. Desenvolvido desde 2008, pode ser considerado como uma ferramenta de apoio ao trabalho já desenvolvido pelos educadores.

Voltado às escolas multisseriadas, que atendem crianças do 1º ao 5º ano, o Infomóvel reiniciou as atividades ontem, 23, e terá continuidade até o mês de dezembro. De acordo com a assessora pedagógica da secretaria de Educação, Eliandra Behling, 21 educandários serão atendidos (confira acima). Neste ano, segundo explica, o projeto tem uma novidade: os computadores foram substituídos por notebooks. "A troca foi providenciada para facilitar a locomoção do equipamento, que precisava ser preso durante o transporte para não danificar. Além disso, esses computadores são mais modernos", informou, ao adiantar que neste ano os alunos serão auxiliados pela monitora de informática, Tatyara Ferreira Marques, escolhida através de processo seletivo.

ATIVIDADES - Em média, cada escola recebe o Infomóvel duas vezes por mês. O atendimento é feito de acordo com o cronograma estabelecido pela secretaria de Educação e tem duração de quatro horas, ou seja, um período normal de aula. Nesse intervalo de tempo, a monitora pode trabalhar com informática (noções básicas de acesso ao computador, alfabeto maiúsculo e minúsculo, digitação, formatação de parágrafo e fonte, alinhamento dos parágrafos, minimização e maximização, tabelas, desenhos, criação de slides); literatura infantil (leitura individual, hora do conto, confecção de materiais, compreensão/recriação de histórias, teatro); filmes e músicas. Enquanto os alunos participam dessas atividades, os professores têm a oportunidade de realizar a chamada hora de atividade, momento reservado para a elaboração das aulas, avaliação da produção dos alunos, reuniões escolares, contatos com a comunidade e formação continuada, entre outras.

As escolas participantes

Adelina Moreira Knewitz (Linha Boa Vista), Adolfo Karnopp (Picada Karnopp), Arnaldo Schilling (Linha Curitiba), Batista Furlan (Linha Palmeira), Dom Pedro I (Palmital), Dr.Middendorf (Arroio Lindo), Duque de Caxias (Palmital), Emílio Jacobi (Três Pinheiros), Ewaldo Prass (Picada Roos), Fábio dos Santos (Sesmaria do Pinhal), Frederico Theodoro Gewehr (Rebentona), General Daltro Filho (Faxinal dos Porto), Jacob Scheidt (Arroio Lindo), Jacob Kaercher (Alto da Légua), Lauro Hintz (Linha Brasil), Mário Vaz Ribeiro (Linha Palmeira), Marechal Deodoro (Linha Alta), Max Sperling (Linha do Salso), Reinaldo Grunewald (Linha Bernardino), Rodolfo Jacob Gewehr (Travessão Schoenfeldt), Willy Kronbauer (Cortadinho).

*Fonte: secretaria municipal de Educação