Dia do Desafio: Jinotepe, da Nicarágua, é a adversária de Candelária em 2012
22 de Maio de 2012

Através de um sorteio realizado no dia 7 deste mês, em São Paulo, foi definido o adversário de Candelária na 8ª edição do Dia do Desafio. Trata-se de Jinotepe, cidade localizada no Estado de Carazo, na Nicarágua. Com o slogan "Você se mexe e o mundo inteiro mexe junto", a atividade acontece no próximo dia 30 de maio. A tarefa é remexer o corpo, praticar algum esporte, ou seja, qualquer ação que faça as pessoas saírem da rotina por apenas 15 minutos. E isso não será muito fácil, pois Jinotepe possui 42.109 habitantes contra 30.176 de Candelária.

Para vencer esse superdesafio, a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte está distribuindo fichas de controle para todo comércio e indústria, bem como nos bancos, academias, grupos da Terceira Idade, Emater, Brigada Militar e escolas do município. Nelas devem ser apontados o nome da empresa, o número de funcionários, a descrição da atividade desenvolvida, entre outras informações. A participação pode ser individual ou coletiva, desde que seja informada para a contagem (dados podem ser repassados para Valter Fernando Schmidt Auler ou Rauel Borstmann, na secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, através dos telefones 3743 8171 ou 3743 8170, ou da ficha disponível no local). Vale ressaltar que a secretaria irá disponibilizar um instrutor para controlar os exercícios. "Nosso maior objetivo é tirar as pessoas do sedentarismo. Qualquer atividade que remexa o corpo é válida", ressalta Auler. Informações sobre as atividades devem ser repassadas à secretaria até as 17h do dia 30. Os municípios envolvidos recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização da atividade.