Candelária, 28 de Julho de 2024
Um coquetel para apresentar os números e homenagear os parceiros do evento. Desta forma, o presidente da Expocande 2012 e secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, abriu o coquetel de prestação de contas realizado na noite de quarta, 30, no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). Após saudar as autoridades e demais presentes, Mallmann convidou os colegas de comissão organizadora para entregar certificados de participação para expositores, patrocinadores e apoiadores. A comissão da 6ª Expocande, realizada entre 26 de abril e 1º de maio, foi integrada, ainda, pelo diretor de infraestrutura, Roque Rathke; o diretor administrativo, Jorge Freitas; o diretor de divulgação, Júlio Massirer; e pelo diretor financeiro, Élvio Rohde. A exemplo da última edição, a Expocande 2012 foi realizada através de parceria entre a Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), Prefeitura de Candelária e Acic.
Após a entrega dos certificados, Élvio Rohde apresentou o relatório financeiro, com a discriminação das receitas e despesas, que resultou em um saldo positivo de R$ 2,7 mil (veja quadro). A respeito, o presidente Jorge Mallmann comentou que a feira não foi idealizada para dar lucro, e sim para corresponder às expectativas da comunidade. Mesmo assim, ressaltou os investimentos realizados no Parque de Eventos, que ultrapassaram o montante de R$ 50 mil. "Somando-se o saldo positivo e os investimentos realizados com recursos da festa, incluindo a réplica do tecodonte, que custou R$ 7 mil, podemos dizer que a Expocande apresentou um resultado favorável de R$ 60 mil", enfatizou. Na sequência da apresentação, o presidente da Expocande 2012 ainda apresentou gráficos com os resultados de avaliações feitas com os expositores e visitantes, todos bastante favoráveis.
Antes de encerrar, Jorge Mallmann ainda registrou agradecimentos, inicialmente ao prefeito Lauro Mainardi e ao vice Rui Beise, pelo apoio e confiança depositadas na comissão organizadora; à primeira-dama e equipe pela caprichada ornamentação do Parque de Eventos; a Accev e Acic pelo envolvimento na organização; e a Lume, a Four Comunicação e a Tuta Comunicação, responsáveis, respectivamente, pelo planejamento e execução, assessoria de imprensa e assessoria de marketing. O presidente da feira ainda manifestou gratidão, em nome da comissão, ao Museu Aristides Carlos Rodrigues, pela exposição de paleontologia - um dos diferenciais do evento, conforme destacou - e a todas as pessoas que se envolveram na realização. Pediu desculpas por eventuais falhas, salientando, ainda, que o evento trouxe para todos os envolvidos um grande aprendizado. "Para mim e os demais integrantes da comissão organizadora foi uma experiência gratificante e muito rica, que nos engrandeceu como seres humanos e membros desta comunidade", completou. Nomeado como presidente de honra da Expocande 2012, o prefeito Lauro Mainardi agradeceu a comissão organizadora e todos os parceiros destacados na sexta edição, marcada pela entrega à comunidade do Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini. Ao ressaltar a importância desta conquista para a comunidade candelariense e a união de esforços em torno de sua materialização, usou a célebre frase do presidente norte-americano Barack Obama: "Sim, nós podemos".
O relatório financeiro
ORÇAMENTO GERAL - EXPOCANDE 2012
Produto/Serviço - Total Realizado
Receitas
Convênio Prefeitura Municipal R$ 98.000,00
Venda de estandes da feira R$ 105.908,66
Captação de patrocínios diretos R$ 126.200,00
Captação de patrocínios Rouanet R$ 30.000,00
Ingressos feira e estacionamento R$ 49.349,00
Ingressos shows R$ 24.143,50
Ingressos escolas R$ 2.648,00
Pirâmides expositores R$ 2.150,00
TOTAL GERAL DE RECEITAS R$ 438.399,16
Despesas com infraestrutura para feira
Locação de estandes R$ 45.519,60
Locação de pirâmides R$ 35.350,00
Locação Gradil - Sul Produções R$ 840,00
Locação de Banheiros Químicos R$ 5.700,00
Material elétrico, hidráulico e infraestrutura R$ 51.525,37
Projeto e locação de extintores R$ 3.000,00
Laudo elétrico e ART R$ 900,00
Serviço de Segurança R$ 21.446,37
Equipe cobrança ingresso R$ 13.760,00
Assessoria para evento R$ 13.000,00
Decoração R$ 2.798,40
Serviço de Limpeza R$ 8.700,00
Sub-total R$ 202.762,24
Despesas com divulgação e material gráfico
Divulgação mídia R$ 46.490,00
Divulgação material gráfico R$ 14.596,82
Despesas da comitiva de divulgação R$ 1.875,56
Soberanas R$ 2.353,10
Réplica dinossauro R$ 7.000,00
Lançamento R$ 5.522,00
Candino e Candina R$ 1.120,72
Sub-total R$ 78.735,70
Shows e Atividades Técnicas
Som e rádio feira R$ 12.000,00
Shows R$ 73.350,00
Despesas de Camarim R$ 171,70
Ecad R$ 6.000,00
Hospedagem das bandas R$ 1.000,00
Sub-total R$ 92.521,70
Outras despesas
Recepcionistas R$ 1.479,54
Despesas com vendas espaços R$ 15.700,00
Alimentação equipe de serviços R$ 14.169,33
Despesas captação de patrocínios diretos R$ 20.200,00
Transporte coletivo TCCL Enio Flores R$ 3.000,00
Despesas captação de patrocínios culturais R$ 6.600,00
Despesas de cartório e correio R$ 208,80
Taxas Bancárias R$ 321,85
Sub-total R$ 61.679,52
TOTAL GERAL DE DESPESAS R$ 435.699,16
Resultado R$ 2.700,00
Fonte:Folha de Candelaria