Candelária é contemplada com nova creche
01 de Junho de 2012

Passado pouco mais de um ano da inauguração da creche Dona Tereza, na avenida Amândio da Silva, o Executivo candelariense comemora a notícia de o município ter sido contemplado com mais uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). A obra é do Programa Proinfância e será construída com recursos do Governo Federal, via PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A informação foi confirmada ontem, 31, pela secretária municipal de Educação, Maria Cristina Lopes.

Em audiência mantida com o prefeito Lauro Mainardi, ela adiantou que o município já recebeu 20% do total da obra, o que equivale a R$ 136 mil - o valor está disponível e tão logo seja aprovado pela Câmara deverá ser incluído no Orçamento de 2012. A partir daí, a municipalidade deverá encaminhar o projeto padrão da obra, fornecido pelo Ministério da Educação, para análise do departamento de engenharia. Só então será aberto processo de licitação para definir a empresa responsável pela execução da obra. A expectativa é de que os trabalhos de edificação iniciem ainda este ano. "Como o recurso foi liberado antes de julho, não há nenhum problema de a obra ser iniciada durante o período eleitoral", destacou a secretária.

Em entrevista à Folha, ela acrescentou que o custo total da nova creche gira em torno de R$ 700 mil, mais contrapartida do município. Também informou que a Emei vai atender 60 crianças (de quatro meses a cinco anos e 11 meses) em turno integral. A obra será construída em uma área de propriedade do município, nas proximidades do trevo de entroncamento da RSC 287 com a ERS 400, na sede da antiga capatazia do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). A área construída será de 500m². O objetivo, conforme Maria Cristina, é atender crianças do bairro Marilene. Ao falar sobre a conquista de mais uma creche - a terceira do município -, a secretária de Educação disse que vai representar mais uma responsabilidade para a Prefeitura, já que será necessário disponibilizar recursos do município para manter a nova Emei. "Mais do que oportunizar aos pais a possibilidade de deixar seus filhos em um local adequado enquanto trabalham, a creche educa as crianças. Não é só o cuidar", ressaltou.

O prefeito Lauro Mainardi, por sua vez, destacou que se hoje o País está enfrentando momentos difíceis é porque não investiu em Educação o quanto deveria. "Só se constrói o progresso alicerçado em Educação. Essa, com certeza, é uma vitória para toda comunidade. A preocupação maior do nosso governo sempre foi com Educação e Saúde", pontuou.

Sobre a nova creche

* A nova creche vai atender 60 crianças, de quatro meses a cinco anos e 11 meses, em turno integral;

* A estrutura contará com uma sala de berçário, uma sala de maternal, uma sala de jardim e uma sala de pré-escola;

* A obra será custeada com recursos do Governo Federal, via PAC 2, no valor de R$ 700 mil mais contrapartida do município. Desse montante, 20% já foram liberados para o município;

* Além de Candelária, outras 36 cidades do Rio Grande do Sul foram contempladas com esse recurso.

Fonte:Folha de Candelaria