Horário de carga e descarga no centro deve ser alterado
01 de Junho de 2012

Horário de carga e descarga no centro deve ser alterado

O aumento de veículos em circulação no perímetro urbano de Candelária tem acarretado problemas de estacionamento. Em algumas situações, a falta de conscientização dos condutores - como a ocupação de vagas destinadas a terceiros - dificulta ainda mais o tráfego. A isso, soma-se o fluxo de caminhões que fazem os serviços de carga e descarga no centro da cidade. Preocupados com essas situações, representantes do Conselho e da Divisão Municipal de Trânsito organizaram uma reunião na terça, 29, no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). O assunto foi debatido com representantes do comércio, taxistas, Brigada Militar, Polícia Civil e Acic.

Ao conduzir os trabalhos, o responsável pela Divisão de Trânsito, Nelson Farias, destacou a necessidade de reduzir, nos horários de pico, o número de caminhões que fazem os serviços de carga e descarga na avenida Pereira Rego. Atualmente, essas operações são feitas das 6h às 9h e das 16h às 20h. Como sugestão, foi apresentada a ideia de alterar os horários da seguinte forma: das 6h às 10h30 e das 15h às 20h. Conforme Farias, a mudança, embora dependa de aprovação dos demais membros do Conselho de Trânsito, não deverá acarretar efeitos significativos. "O número de veículos só tende a aumentar, esse é um avanço natural. Para o futuro, é preciso pensar em soluções definitivas", disse, ao citar como exemplo a instalação de depósitos fora do centro. "Os empresários têm que começar a se conscientizar dessa necessidade. Afinal, as empresas que estão instaladas na Pereira Rego têm uma verdadeira vitrine, por isso deveriam aproveitar seus espaços para expor os produtos e não para utilizar como depósito. Em Candelária, já temos exemplos de quem investiu na instalação de depósitos fora da cidade", completou.

Outra sugestão seria a abertura de um porto seco. "Poderia também se definir uma área distante do centro onde os caminhões poderiam descarregar os produtos para, posteriormente, as empresas buscarem em veículos menores. Isso desafogaria o fluxo de veículos", acrescentou. Já com relação ao estacionamento, foi reiterada a necessidade de os condutores se conscientizarem. Em sua manifestação, o tenente da Brigada Militar, Paulo Rogério dos Santos, destacou que é comum identificar situações nas quais os motoristas estacionam de forma irregular. Nesse aspecto, considerou que "a autuação ainda é a forma mais eficaz de conseguir conscientizar as pessoas". Já o presidente da Acic, Clairton Kleinert, além de sugerir as mudanças de horário de carga e descarga, destacou a necessidade de demarcar o estacionamento paralelo em todas as avenidas. Isso, segundo ele, poderá aumentar em até 30% os espaços. A próxima reunião deve ser realizada com os proprietários de revendas de automóveis para debater o estacionamento dos veículos de propriedade destas empresas no perímetro urbano.

Fonte:Folha de Candelaria