Sistema informatizado agiliza os serviços na área da Saúde
01 de Julho de 2012

Sistema informatizado agiliza os serviços na área da Saúde

A Secretaria da Saúde de Candelária encontrou uma forma relativamente simples de otimizar o tempo dos funcionários, reduzir custos e beneficiar os próprios usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Há dois anos começou a ser implantado o sistema informatizado Atende.Net, que funciona na internet e integra, além dos setores ligados à pasta, consultórios – médicos, odontológicos e de outras especialidades – localizados no município. A diretora do Departamento de Gestão da pasta, Grazieli Juliana Priebe, explica que o sistema teve início para organizar a entrega de medicamentos, já que a Farmácia Municipal foi a primeira a utilizar o programa.
Ao acessar o sistema, é possível saber se há medicação disponível e se o paciente retirou o mesmo remédio no período correto. Dessa forma, a distribuição de medicamentos está, este ano, com a destinação 100% regularizada, sem desperdício. “É possível reduzir custos com os medicamentos distribuídos pelo município, permitindo um estoque menor. Também fazemos com que os próprios usuários reorganizassem sua medicação”, explica a secretária de Saúde, Aline Gewehr Trindade.
O Atende.Net, que contempla o atendimento oferecido pela Saúde, custa R$ 1,6 mil por mês aos cofres da Prefeitura e está vinculado ao setor de contabilidade do município. “O investimento é baixo se comparado aos benefícios”, destaca Aline. A sistemática abrange uma série de formulários. O usuário do serviço, por exemplo, é cadastrado a partir dos dados do Cartão Nacional de Saúde. Ações como o agendamento de consultas e a realização de exames  são cadastradas no sistema. “Por meio do prontuário eletrônico é possível visualizar que tipo de serviço o paciente utiliza, se toma medicação e se foi submetido a um exame recentemente”, explica Grazieli.
Outro benefício voltado aos pacientes diz respeito à descentralização dos serviços. “Alguém que mora no Bairro Marilene, por exemplo, precisava vir até o Centro só para autorizar um exame. Com o sistema, é possível fazer isso na Estratégia de Saúde da Família (ESF), provocando o deslocamento apenas uma vez, na hora de fazer o exame”, justifica Grazieli Priebe. Hoje, 35,4 mil pessoas estão cadastradas no sistema. O número é maior do que a população de Candelária, que é de 30 mil habitantes. Conforme a diretora do Departamento de Gestão, isso acontece porque ainda existem cadastros duplos e porque a população de fora do município eventualmente utiliza serviços na área da Saúde.
A pasta tem o compromisso de enviar ao Ministério da Saúde sua produção mensal. O que antes era feito de forma manual, hoje é emitido em forma de relatório e o arquivo enviado via internet ao Ministério. “O que levava em torno de uma semana agora é feito em meio turno”, comenta Grazieli. O sistema adotado pela Secretaria de Saúde serviu de inspiração para outros municípios. Representantes de Vera Cruz, por exemplo, foram a Candelária conhecer o sistema.

Capacitação

Todos os setores da Secretaria de Saúde possuem computadores com acesso à internet para que seja possível acessar o sistema. Os funcionários da pasta e os demais responsáveis por utilizar o programa fora da secretaria passaram por capacitação. A diretora do Departamento de Gestão da Secretaria de Saúde, Grazieli Juliana Priebe, reforça que, ao completar dez anos de funcionamento, o sistema permitirá um mapeamento a partir dos serviços prestados. Será possível identificar, por exemplo, as doenças que mais acometem os moradores em determinado ponto do município para então traçar ações eficazes.

Fonte:Gazeta do Sul