Nova empresa retoma as obras da URDQ
27 de Julho de 2012

Nova empresa retoma as obras da URDQ

Após rescisão de contrato e abertura de uma nova licitação, a Prefeitura de Candelária contratou a empresa A.S Engenharia & Construções Ltda., de Sobradinho, para dar continuidade às obras da nova ala da Unidade de Recuperação em Dependência Química (URDQ) do Hospital Candelária. Os trabalhos, que estavam parados há aproximadamente dois meses, foram retomados no dia 12 deste mês. Até o momento, mais de 60% da obra, que possui 456 m², estão concluídos. Vale ressaltar que a empresa sobradinhense é a mesma que está construindo a Unidade Básica de Saúde (USB), do Pinheiro.

De acordo com o engenheiro da Prefeitura, Roberto Waechter, a conclusão da unidade está prevista, no contrato, para o dia 11 de dezembro. Waechter salienta que a obra está orçada em R$ 581,410,08, valor custeado por recursos públicos estaduais provenientes da Consulta Popular. Ao todo, em torno de oito pessoas estão trabalhando na obra, que fica aos fundos do Hospital Candelária. "Eles estão tocando a obra em ritmo acelerado", revela o engenheiro.

O novo prédio da URDQ terá 28 leitos masculinos, com capacidade para atender 35 pacientes. Atualmente, a estrutura do hospital tem 38 leitos masculinos e femininos. O espaço comportará também oito enfermarias, consultórios médicos, postos de enfermagem, salas de espera e triagem, refeitório, área de recreação e de lazer. Até então, a ala da dependência química funciona junto ao hospital. Com a mudança para o novo bloco, o espaço ocupado no momento deverá ser destinado a um centro de otorrinolaringologia (área que estuda e trata doenças da garganta, nariz e ouvido).

Entenda

> As obras da URDQ iniciaram em abril de 2011 pela empresa Terral Sul Construção e Comércio Ltda., de Canoas, com a previsão de término em 10 meses;

>> Em março deste ano, as obras ficaram paralisadas por 20 dias em função da reestruturação de uma nova equipe, realizada pela empresa responsável. A previsão de término era para maio deste ano;

> Em maio, a Prefeitura de Candelária rescindiu o contrato com a empresa e abriu novo processo de licitação. No dia 12 de julho, a firma vencedora, A.S Engenharia & Construções Ltda., de Sobradinho, retomou os trabalhos. A previsão de conclusão é para o dia 11 de dezembro. A obra está orçada em R$ 581.410,08.