Projeto Pequenos Vigilantes
10 de Agosto de 2012

Projeto Pequenos Vigilantes

O projeto Pequenos Vigilantes – a escola como espaço de construção da saúde e cidadania tem como propósito contribuir na construção de uma nova prática e de um amplo entendimento do moderno conceito de Vigilância em Saúde, com ênfase na Vigilância Sanitária de Alimentos, a partir da educação do pequeno cidadão.

Na idade antiga, desde o nascimento das cidades, temos registros das preocupações com a Vigilância Sanitária. No Brasil, essa preocupação se deu quando as cidades começaram a crescer. A sociedade começou a lidar com problemas que antes eram raros: O aumento do lixo, a falta de rede de esgotos, água potável e o aumento da população de animais transmissores de doenças. Com isso, os governos precisaram criar meios para zelar pela saúde da população.

O trabalho da Vigilância Sanitária está ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS foi criado pela Lei Federal 8.080/90 e no artigo 7º desta Lei estão descritas as ações que regem o trabalho da Vigilância Sanitária: um Conjunto de ações capazes de eliminar ou prevenir riscos à saúde e que tem como objetivo: promover, proteger a saúde e prevenir doenças por meio de atividades que envolvam educação e fiscalização.

A educação em saúde tem no seu campo temático um desafio e tanto para a área da saúde, como da educação, pois refere-se à possibilidade de buscar uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

Deste modo, o Projeto Pequenos Vigilantes afigura-se como instrumento de extrema importância, com a expectativa de mobilizar as crianças em relação à prática de atitudes saudáveis e possibilitar que se tornem seus multiplicadores, visa construir um quadro de saúde mais promissor para as famílias e as comunidades envolvidas,  os LUPITOS como são chamados,vem para fortalecer o vinculo entre Saúde e Educação.

O projeto ensina as crianças a adotar hábitos saudáveis de maneira divertida.

E no dia 08/08/2012, na Escola Municipal La Salle, aconteceu a formatura da 1ª Turma do Projeto de Pequenos Vigilantes, com alunos da 5ª série, e teve a presença da Secretária Municipal de Saúde, Aline G. Trindade, da Diretora de Gestão da SMS, Grazieli J. Priebe, da Coordenadora da Vigilância em Saúde, Carmen Lucia de Souza, da Diretora da E.M. La Salle, Mirian Luedtke, das Professoras Maria Francisca e Carla, responsáveis pelo Projeto na escola, funcionários da secretaria da saúde da educação e os alunos das séries iniciais da escola.

Parabéns a todos os LUPITOS!!!!