Administradores mirins atuam no Executivo por um dia
21 de Agosto de 2012

Administradores mirins atuam no Executivo por um dia

"Quem desconhece o funcionamento da máquina pública não sabe o trabalho desenvolvido e a responsabilidade que se tem. Essas crianças estão tendo uma oportunidade única de acompanhar tudo isso por um dia". Com essa frase, o prefeito Lauro Mainardi ilustrou na manhã de sexta, 10, a importância do Projeto Dia de Estudantes Municipais do Poder Executivo (Prodempe), que alcançou sua 6ª edição neste ano. Ele fez o pronunciamento durante a cerimônia de posse dos administradores mirins, ocorrida no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). A atividade foi acompanhada por familiares, professores e membros da direção das escolas participantes, por representantes do Executivo municipal e de demais entidades convidadas.

Em sua manifestação, Mainardi também elogiou a postura dos estudantes que participaram e aproveitou, fazendo referência ao trabalho desenvolvido pela primeira-dama Jussara Mainardi, para destacar a presença das mulheres na política. Além disso, agradeceu aos professores, diretores de escolas e pais envolvidos no projeto, pelo incentivo e o apoio que prestaram aos alunos. Para completar, pediu que os futuros administradores deem continuidade ao projeto, tendo em vista que não acarreta custos à municipalidade e tem grande relevância pelo fato de aproximar os jovens da política, bem como de estimular a formação de novas lideranças. Da mesma forma, a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, cumprimentou as crianças que aceitaram o desafio de disputar o cargo de prefeito mirim e lembrou que o projeto havia iniciado no mês de abril, quando os alunos começaram a elaborar seus planos de governo nas escolas, com o auxílio de professores. Entre as propostas apresentadas, Maria Cristina citou que foram valorizados os projetos mantidos pela atual administração, apresentadas novas ações em benefício da comunidade e a expansão do trabalho desenvolvido até então.

Convidada a se manifestar, a prefeita mirim Vanessa Ferreira Beise, da escola São Paulo, destacou o orgulho de participar de ações dessa natureza e revelou que tem vocação para a política. Mais adiante, salientou a importância de integrar o projeto, tendo em vista que no futuro os jovens é que vão administrar o município. A transmissão de cargo foi feita pela prefeita mirim de 2011, Jéssica Soares.

ATRAÇÃO - Durante a cerimônia de posse do Prodempe 2012, o grupo de teatro da escola São Paulo, coordenado pela professora Lilian Schünke, apresentou uma interpretação do Hino a Candelária, destacando as diversas fases da colonização, as belezas e peculiaridades do município. Concluída a solenidade, os alunos seguiram com os titulares das respectivas secretarias para acompanhar a rotina de trabalho. A programação também incluiu almoço no restaurante Vieira's Grill entre os alunos e integrantes do Executivo e encontro com toda a equipe de governo no gabinete do prefeito.

MAIS - O Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo (Prodempe) é destinado a alunos de 6º e 7º anos, 7ª e 8ª séries das escolas municipais. Neste ano participaram alunos das escolas Adão Jaime Porto, Christiano Graeff, Percílio Joaquim da Silveira, La Salle e São Paulo.

Quem foi quem

Vanessa Ferreira Beise, prefeita