Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Administradores mirins atuam no Executivo por um dia
21 de Agosto de 2012

Administradores mirins atuam no Executivo por um dia

"Quem desconhece o funcionamento da máquina pública não sabe o trabalho desenvolvido e a responsabilidade que se tem. Essas crianças estão tendo uma oportunidade única de acompanhar tudo isso por um dia". Com essa frase, o prefeito Lauro Mainardi ilustrou na manhã de sexta, 10, a importância do Projeto Dia de Estudantes Municipais do Poder Executivo (Prodempe), que alcançou sua 6ª edição neste ano. Ele fez o pronunciamento durante a cerimônia de posse dos administradores mirins, ocorrida no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). A atividade foi acompanhada por familiares, professores e membros da direção das escolas participantes, por representantes do Executivo municipal e de demais entidades convidadas.

Em sua manifestação, Mainardi também elogiou a postura dos estudantes que participaram e aproveitou, fazendo referência ao trabalho desenvolvido pela primeira-dama Jussara Mainardi, para destacar a presença das mulheres na política. Além disso, agradeceu aos professores, diretores de escolas e pais envolvidos no projeto, pelo incentivo e o apoio que prestaram aos alunos. Para completar, pediu que os futuros administradores deem continuidade ao projeto, tendo em vista que não acarreta custos à municipalidade e tem grande relevância pelo fato de aproximar os jovens da política, bem como de estimular a formação de novas lideranças. Da mesma forma, a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, cumprimentou as crianças que aceitaram o desafio de disputar o cargo de prefeito mirim e lembrou que o projeto havia iniciado no mês de abril, quando os alunos começaram a elaborar seus planos de governo nas escolas, com o auxílio de professores. Entre as propostas apresentadas, Maria Cristina citou que foram valorizados os projetos mantidos pela atual administração, apresentadas novas ações em benefício da comunidade e a expansão do trabalho desenvolvido até então.

Convidada a se manifestar, a prefeita mirim Vanessa Ferreira Beise, da escola São Paulo, destacou o orgulho de participar de ações dessa natureza e revelou que tem vocação para a política. Mais adiante, salientou a importância de integrar o projeto, tendo em vista que no futuro os jovens é que vão administrar o município. A transmissão de cargo foi feita pela prefeita mirim de 2011, Jéssica Soares.


ATRAÇÃO - Durante a cerimônia de posse do Prodempe 2012, o grupo de teatro da escola São Paulo, coordenado pela professora Lilian Schünke, apresentou uma interpretação do Hino a Candelária, destacando as diversas fases da colonização, as belezas e peculiaridades do município. Concluída a solenidade, os alunos seguiram com os titulares das respectivas secretarias para acompanhar a rotina de trabalho. A programação também incluiu almoço no restaurante Vieira's Grill entre os alunos e integrantes do Executivo e encontro com toda a equipe de governo no gabinete do prefeito.


MAIS - O Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo (Prodempe) é destinado a alunos de 6º e 7º anos, 7ª e 8ª séries das escolas municipais. Neste ano participaram alunos das escolas Adão Jaime Porto, Christiano Graeff, Percílio Joaquim da Silveira, La Salle e São Paulo.


Quem foi quem

Vanessa Ferreira Beise, prefeita

Laisa Andriéli Paranhos, vice-prefeita

Daniel Soares da Rosa, secretário de Administração

Fernanda Letícia Goecks, secretária da Fazenda

Micael Willy Beise, secretário de Educação

Luana da Silva, secretária de Obras

Rafaela Borchardt da Silveira, secretária da Saúde

Wélisson Fecca, secretário de Indústria, Comércio e Habitação

Letícia Vanusa Emmel, secretária da Agricultura e Meio Ambiente

Estéfane dos Santos Bartz, secretária da Assistência Social

Tailana Rodrigues D’Ávila, secretária de Turismo, Cultura e Esporte

Melquizedeke Alves Gabe, secretário de Planejamento

Grovane Alves da Cunha, procuradora geral

Natacha Cortes, primeira-dama

Fonte:Folha de Candelaria








+ notícias