Pavimentação de ruas inicia pela Sílvio Pinto
21 de Agosto de 2012

Pavimentação de ruas inicia pela Sílvio Pinto

Em poucos meses, os moradores de três ruas do bairro Rincão Comprido, em Candelária, poderão visualizar o resultado de um amplo projeto de pavimentação, construção de calçadas, sinalização e drenagem que será executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O investimento, no valor de R$ 2.038.330,00, deverá melhorar a qualidade de vida dos moradores não só pelo fato de reduzir o barro e a poeira, mas por viabilizar o saneamento básico. Iniciadas no dia 6 de julho, as obras estão a cargo da empresa C. H. Roggia Construções Ltda., de Agudo, que venceu a licitação pelo valor de R$ 1.669.922,40 - o saldo de R$ 339.000,00 será reutilizado na ampliação do projeto na mesma região hoje beneficiada. O trabalho já pode ser conferido na rua Sílvio Pinto, onde a canalização está sendo colocada. Na manhã de quarta, 15, o prefeito Lauro Mainardi, o engenheiro responsável Roberto Waechter e o secretário municipal de Planejamento, Bernardo Rizzi, estiveram no local e conversaram com a reportagem da Folha.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal observou que a liberação do recurso era aguardada há dois anos. "Finalmente, a verba foi disponibilizada e vamos poder beneficiar a comunidade. Lamento a demora, pois gostaria que essas obras já estivessem concluídas", disse, observando que o início de tais melhorias dá a certeza de que outras serão colocadas em prática. Ao avaliar a importância do projeto, Mainardi considerou que os benefícios serão evidentes na melhora da condição de vida dos moradores. "Os efeitos não serão imediatos, mas é uma mudança que vai ficar para o futuro", acrescentou. O secretário Rizzi, por sua vez, destacou os ganhos em saúde decorrentes do saneamento básico. "O saneamento sempre foi uma grande preocupação da administração municipal. Com esse recurso do PAC em andamento e outros já licitados e a licitar, atingiremos o montante de R$ 7.200.000,00 em saneamento na cidade só este ano, envolvendo obras de pavimentação, esgoto pluvial e calçadas que beneficiarão 35 ruas. Além de trazer benefícios para a comunidade, o município também ganha porque deixa de gastar em saúde", pontuou. Embora o trabalho esteja mais adiantado na rua Sílvio Pinto, as outras duas vias contempladas - Daltro Filho e Herculano Manoel Ferreira - começaram a receber parte da canalização que será utilizada.

Segundo informações do engenheiro Roberto Waechter, a previsão para término do projeto é de 10 meses. Entre os serviços previstos estão a pavimentação de 13.278 metros quadrados de rua com bloqueto de concreto, a pavimentação de 6.639 metros quadrados de calçada de concreto reguado, a drenagem pluvial de 1.763 metros de canalização com tubos de concreto armado e a sinalização viária, com 31 placas e 972 metros de faixa demarcatória.

OUTRAS - No mês de setembro, a Prefeitura de Candelária deverá abrir processo licitatório com vistas a desenvolver outro projeto de pavimentação na cidade. O objetivo é concluir a licitação com brevidade para que as obras possam ser iniciadas logo após o período eleitoral. Nesse caso, os recursos são provenientes do Fundo Pimes, com contrapartida do município, no valor de R$ 2.312.000,00. As ruas contempladas e os respectivos trechos são: a Padre Réus - rua Gaspar Silveira Martins e rua São José; a 7 de Julho - avenida Júlio de Castilhos e rua Benjamin Constant; a 14 de Julho (1) - rua 20 de Setembro e avenida Marechal Deodoro; a 14 de Julho (2) - rua Intendente Albino Lenz e rua 24 de Maio; a 18 de Outubro - rua Intendente Albino Lenz e rua 24 de Maio;a 24 de Maio - rua 18 de Outubro até fim da rua 24 de Maio; a Reinelys Ritzel - rua Intendente Albino Lenz e rua 20 de Setembro; a 20 de Setembro - rua acesso Engenho e Arroio Molha Pequeno; a Roberto Kochenborger - rua Borges de Medeiros e RSC 287; a Benjamin Constant - rua 7 de Julho e rua Bento Gonçalves; a 7 de Setembro - rua Benjamin Constant e rua Olga Lenz; a Carlos Reinoldo Bartz - rua 7 de Setembro e rua Elza Bartz.

Para lembrar

Os investimentos no bairro Rincão Comprido serão distribuídos da seguinte forma: na rua Daltro Filho serão R$ 671.902,50, em uma extensão de 526,38 metros. Na rua Sílvio Pinto será R$ 1.116.813,75, com extensão de 907,5 metros. Na rua Herculano Manoel Ferreira serão R$ 249.613,75 em uma extensão de 301,17 metros. Ao todo, serão pavimentados 13.278 metros quadrados.