Amândio Silva ganha novo loteamento popular
24 de Agosto de 2012

Amândio Silva ganha novo loteamento popular

O déficit habitacional de Candelária é calculado em 500 moradias pela secretaria municipal de Indústria, Comércio e Habitação. Todavia, a partir da materialização de dois novos loteamentos populares, esse número começará a reduzir. De acordo com o titular da Pasta, Ilo Moraes, a avenida Amândio da Silva, no bairro Rincão Comprido, já conta com novo loteamento, onde serão edificadas 40 casas populares. Além desse, outro está prestes a ter as obras iniciadas no bairro Ewaldo Prass, aos fundos da creche Zenith Heinze, contabilizando mais 49 casas. Nos dois casos, os imóveis são individuais e terão 36 metros quadrados - dois dormitórios, sala/cozinha e banheiro.

Em entrevista à Folha, Moraes informou que na Amândio da Silva os trabalhos iniciaram a cerca de duas semanas. Na tarde de quarta, 22, acompanhado do prefeito Lauro Mainardi, ele verificou o andamento das obras, que já estão com as fundações concretadas. "A empresa que venceu a licitação - a OPC Construções, de Sobradinho - vai começar, agora, a fazer os alicerces e deve concluir tudo em até seis meses. A ideia é terminar as 40 casas ao mesmo tempo porque a construção será em série", disse. Nesse caso, o investimento total é de R$ 985.900,00, dos quais R$ 690.900,00 são provenientes do Ministério das Cidades e R$ 295.000,00 contrapartida da Prefeitura. Os recursos foram obtidos através de projeto encaminhado pelo município ainda em 2010. "Gostaríamos que essas casas já estivessem prontas, mas a demora na liberação das licenças pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) impedia o início das obras", observou.

Já no início de setembro, devem começar as obras no loteamento do bairro Ewaldo Prass, que está em fase final de urbanização, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. No local, serão edificadas casas de 42 metros quadrados - dois dormitórios, sala/cozinha e banheiro. Nesse caso, a Prefeitura também regulariza a área e providencia a urbanização. A diferença, no entanto, é que as edificações são construídas por empresa indicada pelos bancos financiadores. Os recursos igualmente são disponibilizados pelo Ministério das Cidades (R$ 25.000,00 por casa), com contrapartida do Governo Federal (R$ 3.000,00 por casa). A previsão de conclusão é de cinco meses, aproximadamente.

MAIS - A secretaria municipal de Indústria, Comércio e Habitação também está elaborando um projeto de urbanização de um terceiro loteamento na avenida Amândio da Silva, em área próxima à antiga sede da TCCL, para a construção de outras 54 casas. "Precisamos providenciar a urbanização e deixar a área legalizada, pois só assim o município terá condições de pleitear novos recursos para realizar as obras", informou. Com mais esse projeto e somando as 12 primeiras moradias do conjunto habitacional Jorge Alberto Mendes Ribeiro, o município totaliza a urbanização de 155 terrenos.

>> Loteamento bairro Rincão Comprido

Situação - obras iniciadas

Localização - fundos da creche Dona Tereza e do conjunto habitacional Jorge A. Mendes Ribeiro

Número de moradias - 40