Sentinela dos Pampas é campeão da força B nas eliminatórias do Enart
10 de Setembro de 2012

Sentinela dos Pampas é campeão da força B nas eliminatórias do Enart

No último fim de semana, Candelária se destacou entre 19 municípios representados pelos seus Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), na eliminatória inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Vitória do Palmar. Confiantes, após dias de intensa dedicação aos ensaios, os 30 integrantes da Invernada Adulta do CTG Sentinela dos Pampas enfrentaram, aproximadamente, 560 quilômetros para participar da fase. Incluídos na força B, eles subiram ao tablado no sábado, 1º. O resultado veio na tarde de domingo, 2. Segundo uma das integrantes do grupo, Ana Paula do Nascimento, primeiramente foram divulgados os nomes das oito entidades classificadas para a final do Enart. Coincidência ou não, o Sentinela foi o primeiro CTG a ser revelado da categoria. Após a divulgação, conforme explica, o grupo verificou a sua colocação, que, para orgulho do povo de Candelária, foi o primeiro lugar da força B. Vale ressaltar que é a primeira vez que a entidade consagra o título. No ano 2000, foi conquistado o terceiro lugar, mas na força A.

Com relação à apresentação, o grupo levou um pouco da história de Candelária ao tablado. Inspirando-se na Redução Jesus Maria, formada por uma grande população indígena e situada na localidade de Linha Curitiba, foram elaboradas as coreografias e duas músicas (entrada e saída), especialmente para a etapa inter-regional e à final do Enart (veja história abaixo). Além disso, os integrantes incorporaram os personagens intensamente. As prendas cortaram franjas para se assemelhar às índias e trajes típicos foram providenciados. Já os peões deixaram o cabelo e barba crescer. A apresentação foi realizada com muita garra e seriedade, evidenciando que o grupo se dedicou imensamente ao desafio proposto. Essa determinação possivelmente foi o motivo pelo qual a Invernada Adulta foi o único grupo aplaudido de pé pela plateia. "Durante um bom tempo estávamos ensaiando. Não paramos durante o verão. Agora, nos últimos dias, os ensaios aconteciam de madrugada, nas tardes, nos feriados. Enfim, sempre que nosso professor podia vir, nós ensaiávamos", conta Ana, informando que os instrutores do grupo são Giovani Cariolato e Gisele Teixeira, de Santa Maria. É importante informar que a coreografia foi montada por Roger Izidoro, e as duas músicas, "6 horas" (entrada) e "Redução Jesus Maria" (saída), foram compostas por Jorge Marino, ambos do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha. A primeira composição faz referência ao tempo de batalha. Os dançarinos simularam a criação da redução em Candelária pelo Padre Pedro Mola, que veio para catequizar os índios tupi-guaranis e ensiná-los a criar gado, a plantar e a defender-se quando necessário. A coreografia de saída retratou a invasão da bandeira de Raposo Tavares à Redução Jesus Maria simulando a resistência dos índios, a história da primeira mulher a ir para o fronte de batalha e por fim, a degola de indígenas e a queima de mulheres e crianças na igreja construída pelos padres dentro da redução.

A notícia de que o grupo havia se tornado campeão demorou a ser assimilada: "A gente não acreditou. Uns começaram a chorar; outros a se abraçar. Nos reunimos no centro do tablado e gritamos todos juntos: Sentinela", relatou Ana, dizendo que, após isso, chegava a vez de avisar os amigos e familiares que estavam em casa ao aguardo de informações.

A partir de agora, de acordo com ela, é preciso rever os últimos detalhes para a final do Enart, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Santa Cruz do Sul. "Agora vamos corrigir o que já está pronto", salienta. Além do Sentinela, outros cinco CTGs da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) garantiram a vaga para a final: o CTG Rincão da Alegria, de Santa Cruz do Sul; Lanceiros, de Santa Cruz; o CTG Tropeiros da Lealdade, de Cachoeira do Sul; CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, e Rodeio da Saudade, de Rio Pardo. O próximo compromisso da Invernada Adulta é a Semana Farroupilha de Candelária, que acontece entre os dias 13 e 20 de setembro. Vale ressaltar que, nas modalidades individuais, Kelly Christine Larger Lazzari conquistou a vaga para a final em Santa Cruz do Sul como intérprete solista vocal.

HOMENAGEM - Na manhã da última terça, 4, como forma de reconhecimento, o Prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, entregou uma placa em homenagem ao grupo. Após, os campeões da etapa inter-regional do Enart participaram de uma carreata, que percorreu a avenida Pereira Rego e a Marechal Deodoro.

AGRADECIMENTO - "Depois de tantos finais de semana que poderíamos ter estado ao lado de nossas famílias, a dedicação, o cansaço e a persistência valeram para chegar aonde chegamos. Fizemos porque queremos, pois foi uma opção nossa e assim foi demonstrada com paixão e emoção, por isso muitas vezes recebemos a recompensa pelo que deixamos de lado depois. Afinal, a gente está ajudando a construir a história dessa cultura, escrevendo a minha, a sua, a nossa história junto com as páginas do Rio Grande do Sul, participando da inter-regional do ENART. Obrigado a todas as pessoas que acreditam e nos apoiam sempre". Este foi um depoimento e um agradecimento da Invernada Adulta do CTG Sentinela dos Pampas.

Fonte:Folha de Candelaria