Setor de Trânsito sinaliza áreas especiais do município
10 de Setembro de 2012

Setor de Trânsito sinaliza áreas especiais do município

Através de orientações do Detran, o setor de trânsito de Candelária passou a investir na sinalização viária em áreas especiais. O destaque foi dado aos locais escolares, justamente onde se concentra um grande número de pedestres: alunos, professores e condutores. Na rua Frederico Gewehr, que fica ao lado da escola Guia Lopes, 14 placas foram instaladas. Além disso, setor de estacionamento para embarque e desembarque do ônibus escolar, com horários definidos, para portadores de necessidades especiais e motociclistas, bem como repintura das faixas de segurança completam as modificações. Contudo, segundo o diretor de trânsito, Nelson Farias, não adianta investir em sinalização se as crianças não entendem o que ela quer alertar. "Algumas crianças, ao sair da escola, não se preocupam em passar na faixa de segurança, por exemplo. Claro que existem exceções. Por isso, devemos ensiná-las a obsevar e entender esses instrumentos", destaca, completando que o trânsito está alicerçado em três pontos: Sinalização Viária, Fiscalização e Educação.

Em função disso, na manhã de terça, 28, Farias reuniu os alunos da primeira série da Escola Guia Lopes para passar orientações sobre como se portar no trânsito. "Eles me surpreenderam, pois sabiam quase tudo sobre a sinalização", completa Farias, dizendo que as crianças são multiplicadores de boas ações. "Uma criança não vai dizer ao pai: tira o cinto; anda mais rápido; use o celular. Pelo contrário, ela alerta sobre os perigos", pontua.

PEDALANDO COM SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Clubes de serviços, associações e secretarias municipais preocupados com o uso da bicicleta em Candelária implantaram o projeto Pedalando com Segurança no Trânsito. A ação será oficialmente lançada hoje, dia 6, na secretaria de Assistência Social. A atividade visa orientar os ciclistas sobre como usar devidamente o meio de transporte. No primeiro momento, serão realizadas palestras em escolas, bem como distribuição de folders. O projeto deverá culminar no fim de outubro em um passeio ciclístico. A comissão organizadora é composta por Lions Botucaraí e Centro, Rotary Club, Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Brigada Militar, Associação Cultural Érico Veríssimo (Accev), Secretaria de Transporte e Obras e Departamento de Trânsito e Conselho Municipal do Idoso.

Fonte:Folha de Candelaria