ESFs de Candelária ganham reconhecimento nacional
05 de Outubro de 2012

Através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que induz a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, o Ministério da Saúde avaliou as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de todo País. Na região, o município de Candelária foi o único da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) a receber o conceito "ótimo", o que duplica os recursos repassados, através de incentivo financeiro, pelo governo federal. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Aline Trindade, foram avaliadas as ESFs II (bairro Marilene) e III (bairro Rincão Comprido), em termos de infraestrutura, equipamentos, disponibilização de medicamentos, processo de trabalho das equipes, satisfação dos usuários, dentre outros.

Segundo a secretária, a certificação das equipes de Saúde da Família que determinou o volume de recursos a serem transferidos aos municípios foi composto por três etapas: uso de instrumentos autoavaliativos, o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa, responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação. Este último quesito foi realizado por 45 instituições de ensino e pesquisa de todo País, por meio de visitas às equipes de atenção básica participantes do programa.

INCREMENTO - Em material divulgado à imprensa, a secretaria da Saúde informou que as ESFs que obtiveram conceito "ótimo" receberão o adicional de R$ 11 mil mensais, sendo que hoje cada unidade recebe do governo federal o montante de R$ 7,1 mil. Na avaliação da titular da Pasta, esse reconhecimento da qualidade e do acesso às ações de saúde confirmam a competência e a qualificação dos profissionais das equipes bem como o planejamento e a coordenação das Estratégias de Saúde da Família. Vale ressaltar que a ESF I (bairro Ewaldo Prass) não foi avaliada porque apenas 50% das unidades participam desse programa.