Sabores coloniais: a vez do porco no rolete
17 de Outubro de 2012

Sabores coloniais: a vez do porco no rolete

Cada etapa reafirma o sucesso de uma promoção que valoriza a gastronomia do interior de Candelária e, ao mesmo tempo, abre espaço para as manifestações artístico-culturais do município. Trata-se do Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais promovido pela Prefeitura, em parceria com a Emater/Ascar, que, no domingo, 14, chegou novamente à Linha Bernardino. O Festival do Porco no Rolete levou centenas de pessoas ao novo ginásio comunitário da localidade, que elogiaram bastante o cardápio, cuja atração maior foi o porco no rolete.

Na rápida solenidade realizada após o almoço, a extensionista de bem-estar social da Emater, Elaine Skolaude, salientou que o evento está conseguindo atrair visitantes de outros municípios, registrando a participação de pessoas de Sobradinho, Cachoeira do Sul, Lagoa Bonita do Sul e Segredo. Na sequência, Carmem Gelsdorf Zilch falou em nome do Esporte Clube Ouro Verde, agremiação responsável pela organização, agradecendo a todos os que prestigiaram a promoção e às pessoas da comunidade que se envolveram nos preparativos e na execução da festa. Por fim, a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, enalteceu a integração promovida através do projeto entre as comunidades do interior e a população da cidade.

As apresentações artísticas estiveram a cargo do CTG Sentinela dos Pampas que levou suas invernadas juvenil e a xirú. Ambas foram bastante aplaudidas pelo público, com destaque para a invernada xirú, que apresentou a história de Juvêncio e Anita, desde o encontro do peão e a prenda, que se apaixonaram "nas andanças deste nosso pago" até o casório, bastante festejado pela família e os amigos. A coordenação da apresentação da invernada xirú esteve a cargo de Denise Figueiró Menezes. Já a invernada juvenil contou com a coordenação de Jandira Marques e de Ana Maristela Corrêa. Depois a festa prosseguiu com a animação da Banda Sexta-feira, sob o comando de Alan Wagner.

Fonte:Folha de Candelaria