Expoeucação destaca o diferencial das escola
26 de Outubro de 2012

Expoeucação destaca o diferencial das escola

Organizada pelo sexto ano consecutivo, a Expoeducação mais uma vez surpreendeu a comunidade candelariense, mostrando que, atualmente, é de grande relevância avançar os limites da sala de aula e ultrapassar a ideia de ter, somente, a relação professor/aluno. Realizada na terça, 23, durante o dia e à noite, no Clube Rio Branco, a atividade reuniu 13 escolas estaduais municipais e particulares. Além dos alunos, autoridades, professores e a comunidade em geral prestigiaram o evento.

Para cada escola, havia um espaço reservado para a demonstração dos trabalhos. No estande da creche Dona Tereza, localizada na avenida Amândio Silva, estava exposta a "Casinha do Faz de Conta", estrutura montada com caixas de leite preenchidas com jornais, umas doadas pelos pais, outras oriundas da merenda escolar. De acordo com a diretora, Denise Motta Pereira, a "casa" foi elaborada e mobiliada pelos próprios alunos, com auxílio dos professores e funcionários. "Cada turma fez alguma parte da casa, levando em conta o grau de possibilidade de cada uma", salienta, dizendo que todos os materiais utilizados foram reaproveitados de outros, como o "Pet-Pufe", que eram banquinhos confeccionados internamente com garrafas pet e revestidos com partes de calças jeans velhas, não mais utilizáveis.

Em cada mobília da casa havia um toque de uma criança. Por exemplo, o tapete, denominado como as primeiras sensações, foi produzido pelo berçário. O boneco operado, por sua vez, que enfeitava a entrada da residência, esteve sob responsabilidade do pré II, cujo brinquedo foi revestido de retalhos de tecidos. Como em todos os lares há uma estrutura destinada a lavar louça, na casa da Dona Tereza não foi diferente. Utilizando papelão, os alunos do pré I montaram uma pia, denominada a "Pia Lava, Lava Todo Dia". Geladeira, espaço para micro-ondas e forno elétrico, fogão, entre outros utensílios, completaram a mobília. Conforme Denise, este trabalho está integrado no grande projeto da escola denominado Brincar é Saudável e Bom Demais. "Ano passado foi exposta a maquete da creche. Já neste ano trouxemos um trabalho sustentável, no qual trabalhamos durante dois meses, entre planejamento, estruturação e a realização", conclui.

Já no espaço destinado à escola municipal La Salle, do bairro Marilene, os visitantes encontraram um grande projeto denominado "Saúde: uma leitura da realidade". Dentre eles, havia os subprojetos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, aos hábitos de higiene, à importância da alimentação equilibrada e à saúde, lazer e segurança: controle do Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, foram trazidos ao Clube trabalhos que ilustravam o Hino a Candelária e as produções das oficinas do projeto Mais Educação, implantado neste ano na escola. De acordo com a supervisora do educandário, Juçara Jappe Doss, duas grandes atividades foram realizadas na escola: o dia de homenagem às mães e a semana do município. "Estas ações foram filmadas e estão sendo passadas aqui", pontua, enfocando que todas as turmas estiveram envolvidas nas produções.

Paralelamente aos trabalhos ocorreram as apresentações artístico-culturais, que envolveram teatro, dança, música e encantaram o público. A iniciativa da Expoeducação é da secretaria municipal da Educação.

AVALIAÇÃO - Segundo os organizadores, a Expoeducação superou as expectativas pela qualidade dos trabalhos apresentados pelas escolas. "O grande público presente, nos turnos da manhã, tarde e noite, foi surpreendido pelos estandes e apresentações artístico-culturais, preparados pelos alunos e professores das escolas, demonstrando uma parcela do que é produzido a cada ano letivo", destaca a supervisora da secretaria de Educação e uma das organizadoras, Marta Regina Soares.