Candelária na torcida pelo CTG Sentinela dos Pampas
16 de Novembro de 2012

Candelária na torcida pelo CTG Sentinela dos Pampas

Em sua 27º edição, o maior festival amador da América Latina inicia hoje, 16, no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. Trata-se do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que reunirá quatro mil competidores de todo o Estado em 22 modalidades nas forças A e B. Entre eles, estará o CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária, que será representado pela Invernada Adulta e pela candelariense Kelly Larger, participante da categoria intérprete solista vocal feminino. Em setembro, o grupo conquistou a vaga como campeão da força B - danças tradicionais -, em Santa Vitória do Palmar durante a inter-regional.

O evento terá solenidade oficial de abertura às 18h, no Ginásio Poliesportivo, e vai até domingo, 18. O show de abertura será com o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, campeão da edição passada. A primeira apresentação da Invernada Adulta está programada para acontecer entre as 11h e o meio-dia de amanhã, 17. A grande final da maioria das modalidades ocorre no domingo, quando voltam ao tablado as 20 melhores invernadas dentre as 40 que participam do concurso na sexta e sábado. O encerramento está marcado para as 19h30 de domingo, quando será conhecido o CTG campeão. Os ingressos diários individuais custam R$ 5, os permanentes R$ 13. Menores de 10 anos não pagam. No estacionamento, as motos custam R$ 10, carro R$ 15 e ônibus R$ 25. A programação deve se encerrar somente na madrugada de domingo, pois a eliminatória do último bloco das danças tradicionais será às 21 horas. A organização estima a presença de 60 mil pessoas.

Segundo o patrão do CTG Sentinela dos Pampas, Ítalo Mattana, o grupo, que conta com 30 integrantes, irá se alojar nas dependências da escola Enersto Alves, localizada próximo ao parque. "Durante o dia vamos ficar pelo parque para fazer refeições", informa, dizendo que 60 pessoas irão acompanhar o grupo ao evento. Sobre a apresentação, Mattana destaca que a equipe está confiante. "Desde a final do Enart do ano passado vínhamos ensaiando com o mesmo grupo e e a mesma base. E com isso surgiu uma harmonia e um maior amadurecimento dentro do tablado. A expectativa é de bem representar a entidade e o município, pois é emocionante ver como as pessoas enxergam este trabalho como uma coisa legal e bonita. Enfim, o primeiro objetivo é representar as pessoas que nos apoiam, depois tentar alcançar a final no domingo e, por fim, esperar o resultado de um intenso período de trabalho", pontua. Mattana faz um agradecimento especial às empresas que auxiliaram financeiramente a entidade, à Prefeitura de Candelária, aos familiares pelo apoio e à imprensa local pela divulgação.

A APRESENTAÇÃO DA INVERNADA - Com relação à apresentação, o grupo levará um pouco da história de Candelária ao tablado. Inspirando-se na Redução Jesus Maria, formada por uma grande população indígena e situada na localidade de Linha Curitiba, foram elaboradas as coreografias e duas músicas (entrada e saída), especialmente para a etapa inter-regional e a final do Enart. Além disso, os integrantes irão incorporar os personagens intensamente, da mesma maneira que fizeram na semifinal da competição. As prendas cortaram franjas para se assemelhar às índias e trajes típicos foram providenciados. Já os peões deixaram o cabelo e a barba crescer. Os instrutores do grupo são Giovani Cariolato e Gisele Teixeira, de Santa Maria. É importante informar que a coreografia foi montada por Roger Izidoro, e as duas músicas, "6 horas" (entrada) e "Redução Jesus Maria" (saída), foram compostas por Jorge Marino, ambos do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha.

A primeira composição faz referência ao tempo de batalha. Os dançarinos simulam a criação da redução em Candelária pelo Padre Pedro Mola, que veio para catequizar os índios tupi-guaranis e ensiná-los a criar gado, a plantar e a defender-se quando necessário.

A coreografia de saída retratará a invasão da bandeira de Raposo Tavares à Redução Jesus Maria, simulando a resistência dos índios, a história da primeira mulher a ir para o fronte de batalha e, por fim, a degola de indígenas e a queima de mulheres e crianças na igreja construída pelos padres dentro da redução.