Mais 40 moradias começam a sair do papel
16 de Novembro de 2012

Mais 40 moradias começam a sair do papel

Obras iniciadas a cerca de dois meses devem ser concluídas durante o primeiro semestre de 2013

Depois da demora em função da liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal, foi dado início, a cerca de dois meses, à segunda etapa do loteamento da Avenida Amândio Silva. Ao todo, serão 40 novas moradias, que devem ficar prontas num prazo de seis a oito meses, conforme informou o secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Ilo Moraes, que esteve vistoriando as obras na manhã de quarta, 14, acompanhado do prefeito Lauro Mainardi, que mesmo em férias fez questão de se inteirar do andamento das construções.

Até o momento, quatro unidades já estão com os alicerces prontos e algumas paredes começam a ser levantadas. A previsão é de que, durante a próxima semana, as 36 casas restantes comecem a ser construídas.

O total de recursos que serão investidos nesta segunda etapa do projeto é de R$ 995 mil, sendo R$ 700 mil repassados pelo Ministério da Agricultura e os outros R$ 295 mil de contrapartida do município. As casas, avaliadas em R$ 25 mil, cada uma, serão construídas em terrenos com 8,25 x 20m, divididas em sala e cozinha conjugadas, dois quartos e um sanitário.

Segundo Moraes, as famílias beneficiadas foram selecionadas em 2010, seguindo a ficha socioeconômica cadastrada junto à secretaria de Assistência Social, tendo analisadas a situação de risco e condições de moradia de cada uma. O pagamento será dividido pelo período de 20 anos, com parcelas mensais calculadas em no máximo R$ 150. A obra está sendo executada pela empresa AS Engenharia de Sobradinho.

MAIS - Conforme Moraes, uma nova área destinada à terceira parte do loteamento já está em fase de licenciamento. O local, com aproximadamente 24 mil quadrados, localizado também na Avenida Amândio da Silva, deverá ser dividido em 56 novos terrenos destinados à habitação popular.

Outra novidade adiantada pelo secretário se refere ao início da construção de outras 49 casas no loteamento do Bairro Ewaldo Prass, pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, no início do próximo mês.

A obra, que deveria ter começado em meados de setembro, também aguardava a liberação de recursos do programa e, por isso, somente a partir de dezembro começará a tomar forma. As unidades habitacionais serão igualmente divididas como as da Avenida Amândio da Silva, com a diferença de que as edificações são construídas por empresa indicada pelos bancos financiadores. Os recursos também são disponibilizados pelo Ministério das Cidades (R$ 25.000,00 por casa), com contrapartida do Governo Federal (R$ 3.000,00 por casa). A previsão de conclusão é de cinco a oito meses.

Fonte:Folha de Candelaria