Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Julho de 2024


Notícias

Sentinela dos Pampas é o 4º melhor do Estado
20 de Novembro de 2012

Sentinela dos Pampas é o 4º melhor do Estado

Com esta conquista, entidade candelariense está automaticamente classificada ao Enart do ano que vem


Após um intenso período de esforço e dedicação, a Invernada Adulta do CTG Sentinela dos Pampas trouxe a Candelária uma conquista histórica: a quarta colocação na força B no 27º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Considerado o maior festival amador da América Latina, o evento reuniu no último fim de semana no Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul, quatro mil competidores do Rio Grande do Sul divididos entre 23 categorias nas forças A e B. Durante os três dias, a comissão organizadora estima que 78 mil pessoas prestigiaram o Enart e aproximadamente nove mil pessoas estavam acampadas nas imediações.

Com as danças quero mana, xote carreirinha e balaio, sorteadas para a apresentação no primeiro dia, a invernada, composta por 30 integrantes, subiu ao tablado próximo ao meio dia de sábado. "Foram momentos de muita emoção", conta o patrão do CTG e integrante do grupo, Ítalo Mattana, dizendo que a apresentação durou cerca de 20 minutos. Avaliados pela comissão, o grupo se classificou, entre outras 19 entidades, para a final no domingo. Desta vez, a equipe se apresentou às 14h30 com as danças escolhidas, através de sorteio, tatu com volta no meio, cana verde e chimarrita. Vale ressaltar que a coreografia de entrada e saída, inspirada na história de Candelária, foram as mesmas nas duas apresentações.

A partir daí, o que restava era aguardar a divulgação dos resultados, que chegou por volta das 21h30. "A felicidade tomou conta de todos, pois ficamos muito felizes com o resultado, após um intenso período de trabalhos", ressalta Mattana, lembrando que no ano passado, a equipe não se classificou para o domingo. "A evolução foi muito grande e isso se deve aos participantes desta jornada, que se dedicaram ao máximo", destaca, salientando que o resultado não acarreta valores financeiros, mas sim o reconhecimento das pessoas e a sensação de poder bem representar o município. Mattana enfatiza e parabeniza a participação dos candelarienses que apoiaram a invernada nos dois dias de apresentações. "Estimamos a presença de 500 pessoas", pontua.

Por fim basta ressaltar que o CTG Sentinela dos Pampas é a única entidade do Vale do Rio Pardo a se classificar para as finais no domingo e conquistar a quarta colocação no Enart. Parabéns, Sentinela!


PLANOS - De acordo com Mattana, nos próximos meses o grupo estudará a possibilidade de participar da força A no próximo ano. Contudo, isso depende de uma série de fatores, inclusive o financeiro. "Na força B, temos a obrigatoriedade de ensaiar nove danças. Já na força A, este número dobra a 18. E como a equipe evoluiu consideravelmente, vamos avaliar", adiantou.

Fonte:Folha de Candelaria








+ notícias