Shows com Wilson Paim e Délcio Tavares
20 de Novembro de 2012

Shows com Wilson Paim e Délcio Tavares

Programação, definida ontem, abre no dia 2 e se estende até o dia 16. Todos os shows terão entrada franca

Dois dos mais destacados shows natalinos do Estado estão confirmados para a edição 2012 do Natal das Candeias. O cantor Wilson Paim será a atração de abertura, programada para o próximo dia 2 de dezembro. Paim participou da programação natalina de 2007 de Candelária, realizando um memorável show em frente à Igreja Evangélica Luterana Cristo. Já no dia 16 de dezembro será a vez do cantor Délcio Tavares se apresentar com o seu grupo. As duas atrações musicais integram a programação natalina de Candelária, definida ontem (veja quadro) em reunião entre representantes da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev) e da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Na avaliação do secretário Jorge Mallmann, a programção está à altura das expectativas da comunidade local e da região, considerando que o Natal de Candelária se tornou um referencial na região, não só pelos shows culturais, mas pela sempre elogiada ornamentação da cidade.

A programação cultural deste ano conta com o patrocínio da Corsan, através da Lei Rouanet. Os organizadores também irão buscar apoiadores culturais para ajudar a fazer frente às despesas. Neste sentido, o secretário Jorge destaca o importante apoio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). "Essas parcerias são essenciais para viabilizar as atrações do nosso Natal, que, a cada ano que passa, traz mais visitantes para a nossa cidade", salientou.

- Quem são

Délcio Tavares

Natural de Tenente Portela, Délcio Tavares é considerado o maior vencedor de festivais nativistas do Estado, como Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, Coxilha Nativista, de Cruz Alta e a Tertúlia de Santa Maria, tendo sido indicado também como representante oficial do Brasil no 39º Festival de San Remo, na Itália, no mês de maio de 2005. No dia 13 de dezembro de 2006, Délcio foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o Prêmio Victor Mateus Teixeira (Teixeirinha), na categoria Ítalo-gaúcho. Entre seus 16 discos gravados, destacam-se Délcio Tavares - Ao Vivo no Theatro São Pedro, Gaúcho e Italiano, entre outros. Mesclar a tradição gaúcha com o romantismo da música italiana é uma marca do cantor ítalo-gaúcho Délcio Tavares, cujo show natalino é um dos mais valorizados e prestigiados do Rio Grande do Sul

Wilson Paim

Conhecido como a voz romântica da música gaúcha, Wilson Paim é um dos maiores nomes da música regional da atualidade. Consolidou seu trabalho nos festivais nativistas nas décadas de 80 e 90, especialmente como intérprete e compositor de belíssimas melodias, angariando centenas de premiações. Posteriormente, desenvolveu sua carreira fora do circuito dos festivais, dedicando-se aos seus shows e lançamentos de discos, que hoje somam 40 álbuns e um DVD. A consagração de Wilson Paim veio após 13 álbuns lançados, em 1996, através de um projeto inusitado: lançou um CD cantando músicas natalinas, o "Natal Gaúcho", que vendeu mais de 100 mil cópias em apenas 45 dias. Foi o 7º músico gaúcho a receber um disco de ouro. O jornalista Marcelo Machado (Zero Hora - P. Alegre) escreveu: "Mais do que pelo bom resultado das vendas do CD natalino, Paim merecia um reconhecimento pelo conjunto de seu trabalho".

A programação completa

> Dia 02/12 - 20h30 - Lançamento do Natal Criativo e abertura do Natal Criativo 2012; Cavalgada das Luzes a cargo do CTG Sentinela dos Pampas; entrega da chave simbólica da cidade ao Papai Noel; show com o cantor Wilson Paim e banda.

> Dia 09/12 - 20h30 - Lançamento do novo show da Orquestra do Colégio Medianeira.

> Dia 13/12 - 20h30 - Cantata de Natal do Colégio Ulbra/Concórdia.

> Dia 15/12 - 20h30 - 3º Natal em Canto - Apresentações do Coral Municipal de Candelária e do Coral Municipal de Novo Cabrais, com participação de um quarteto de cordas.

> Dia 16/12 - 20h30 - Encenação do Presépio Vivo, a cargo do Grupo de Teatro Municipal Cara & Cor’agem; show com o cantor Délcio Tavares e grupo.

> Dia 17/12 - Caravana de Natal Coca-Cola (a confirmar)