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Candelária, 28 de Julho de 2024


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Samu dobra número de atendimentos em 2012
17 de Dezembro de 2012

Em 2011, serviço registrou 389 atendimentos até o fim de dezembro. Neste ano, números se aproximam de 600 chamadas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Candelária obteve um número relevante no aumento das chamadas para atendimentos em 2012. Enquanto que no final de dezembro de 2011 os chamados totalizavam 389 ocorrências, neste ano, até a data de ontem, 13, em média 600 ocorrências já haviam sido atendidas, conforme informações do administrador local Nelsindo Vargas. Segundo ele, destas, a metade foram chamadas por motivos clínicos que envolvem problemas cardiovasculares, respiratórios, obstétricos, entre outros. Já o restante foram atendimentos prestados por ocorrências traumáticas, em sua maioria relacionadas a acidentes.

Nelsindo explica que, não obstante no feriado de Finados, no início do mês passado, terem sido registrados poucos chamados, com a proximidade dos feriados de fim de ano o número de atendimentos pode aumentar de forma significativa. "Ficamos de prontidão 24 horas por dia e sabemos que em datas festivas há propensão de um número maior de acidentes", revela.

Atualmente, o Samu de Candelária é composto por nove funcionários: quatro condutores socorristas, quatro técnicos de enfermagem com formação em atendimento pré-hospitalar de emergência e uma enfermeira responsável técnica. Nelsindo salienta que para integrar a equipe de socorro do Samu é preciso, além do curso técnico em enfermagem, já possuir no mínimo dois anos de experiência na urgência e emergência de algum hospital. "Este é um trabalho que somente se torna válido se seus profissionais estiverem realmente preparados para desempenhá-lo. Periodicamente, participamos de forma revezada de cursos de capacitação, para acompanhar os protocolos de atendimento aos pacientes emergenciais. Vale lembrar que estes cursos possuem data de validade e, por isso, estamos em constante estudo na área de atendimentos emergenciais", frisa.

Para o próximo ano, o coordenador adianta que mais um condutor e um técnico devem ser incorporados ao grupo, como forma de complementar o trabalho que já vem sendo realizado.

COMO É O CHAMADO - Em casos em que o Samu precisa ser acionado, o número de contato é 192. O atendimento é prestado inicialmente por uma central localizada em Porto Alegre. De maneira informatizada, enquanto a atendente solicita detalhes sobre o caso, o computador localiza o lugar de onde está sendo efetuada a chamada e registra as informações repassadas pelo solicitante do serviço. Em seguida, a atendente transfere a ligação para o chamado "médico regulador", que fornece orientações por telefone de como se deve proceder com o paciente até a chegada do Samu. Este profissional avalia também a real necessidade de encaminhar o serviço.

NOVIDADE - De acordo com a secretária de Saúde de Candelária, Aline Trindade, em janeiro do próximo ano começam as tratativas para regionalizar o serviço do Samu. Neste caso, os municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires receberiam uma ambulância, cada um, com suporte avançado, que seria responsável para atendimentos e transferência de pacientes em estado grave na região. "O trabalho do Samu local deve permanecer o mesmo. O que muda é o recebimento destas ambulâncias, que são equipadas com UTIs móveis para casos mais graves", informa Aline.

Fonte:Folha de Candelaria








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