Prefeito reitera austeridade!
07 de Janeiro de 2013

Prefeito reitera austeridade!

O Prefeito Paulo Buzge reuniu parte do secretariado na ultima sexta-feira, 04 de janeiro para discutir e esclarecer aos novos secretários os critérios adotados a respeito do orçamento do município. Entre outros assuntos, os princípios da contabilidade pública, o que é necessário para autorizar uma despesa, como enquadrar o orçamento, o que representa o orçamento, como é feito, via licitação, via programação para o ano todo de todas as secretarias, sempre enfocando a unidade da administração. São 11 secretarias, mas um governo único, uma contabilidade, uma área jurídica, um setor de prestação de contas. Mesmo havendo esta separação por secretarias, muitas ações são únicas! A reunião serviu para esplanar especialmente aos novos secretários os trâmites legais das ações que envolvem o orçamento. A reunião contou com a parte mais “gerencial” da prefeitura, segundo o contador do município Fabio Steil, “porque eles precisam saber o que pode e o que não pode autorizar, já que tudo que se faz, todas as ações demandam um pagamento”, afirmou Fábio.

A reunião serviu também para que o prefeito Paulo Butzge reitera-se seu discurso de austeridade, já que o chefe do executivo pediu aos secretários que trabalhem com uma reserva de 10% no orçamento de cada pasta, dizendo inclusive, que vai acompanhar mensalmente os gastos de cada secretaria, e que o avanço no orçamento, ou seja, caso passe dos 90% teoricamente disponíveis, o secretário terá que esclarecer ao prefeito por qual motivo isso ocorreu. O motivo da reserva é o de preservar o município caso ocorra uma crise na arrecadação e no repasse das verbas federais e estaduais.