Defesa Civil aponta trabalho preventivo em Candelária
24 de Janeiro de 2013

Defesa Civil aponta trabalho preventivo em Candelária

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Ten Cel Adilomar Silva, acompanhado do Sargento Edmilson Rodrigues, sediados em Santa Maria, estiveram em Candelária na terça feira 22 com o intuito de saudar o novo mandatario, Paulo Btuzge, como também o vice Rui Beise, e colocar a disposição para assessorar o município tanto nos momentos de “calmaria” como citou o Ten Cel Adilomar, mas também e especialmente em momentos de crise. Segundo Adilomar, a Defesa Civil quer atuar na prevenção de situações de risco. Ele explicou que os municipios terão que se organizar no sentido de ter uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que irá acompanhar e formar equipes, assessorada pela Defesa Civil Regional para adequar as questões legais, e para que a equipe esteja preparada para o enfrentamento de forma mais eficiente e rápida, na ocasião de algum evento climático ou de qualquer natureza que venha afetar o municipio. Segundo o Ten Cel Adilomar, tem aumentado o numero de eventos catastróficos em nosso pais, o site do Ministério da Intregração Nacional comprova que de 30 anos para cá, temos triplicado e em alguns casos até quintuplicado o numero de eventos. Segundo ele por conta do assoreamento de rios, desmatamentos, um maior numero de pessoas morando em encostas de morros sujeitas a deslizamentos, maior é a população de pessoas atingidas por eventos catastróficos. A Coordenadoria Civil de Santa Maria tem abrangencia em aproximadamente 50 municípios do Vale do Rio Pardo, do Alto Jacui e da Região Central. A visita é preventiva, pois indica e orienta os municípios da necessidade da criação de um órgão local de Defesa Civil, com agente a disposição para qualquer eventualidade, inclusive na agilização de cumprimento de normas para que se possa alcançar recursos o mais rapidamente possível para amenizar a situação que deixa os munícipes em estado de vulnerabilidade.