Cosuel Propõe condomínio em Candelária
25 de Janeiro de 2013

Cosuel Propõe condomínio em Candelária

A produção de leite, e a forma de produzir foram temas apresentados por Ivo Weingertner, gerente da Divisão de Produção Agropecuária da Cooperativa COSUEL, de Encantado, em palestra na sexta-feira 25 no anfiteatro da ACIC. Acompanhado do vice-Presidente Pascoal Bertolde e Eusébio Morsh, do Conselho de Administração, o grupo trouxe a Candelária uma proposta diferenciada e inovadora na produção de leite. Segundo Ivo, o Brasil tem uma produção extremamente baixa, se comparada a outros países como Estados Unidos, e alguns países europeus, perdemos inclusive para nossos vizinhos, Uruguai e Argentina. Para mudar este panorama, a Cosuel propõe a criação de condominios, uma granja de aproximadamente 10 hectares, onde seriam criados animais confinados, aos cuidados da Cosuel, que investiria em tecnologia e mão de obra para um melhor desenvolvimento das vacas produtoras. A ideia é a de que o produtor se associe ao consórcio, colocando seus animais a disposição, que serão avaliados e seguindo padrões de qualidade, seriam colocados em confinamento. O produtor, ao invés de ter os animais, teria cotas de participação, e além disso, se preocuparia somente em produzir o alimento da sua cota. Por exemplo, tivesse ele dez animais, teria que se preocupar tão somente em produzir alimento para estes, comercializando com o condominio, e além disso ainda, recebendo dividendos na produção de leite.

Para que isso aconteça, é necessário encontrar produtores interessados em se assossiar, que segundo o Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Candelária, Adriano Wollmann, já está sendo selecionado este contingente. A ideia é de que seja um grande numero de produtores, e o numero de animais confinados, em primeiro momento, não deve ultrapassar 250 cabeças.

O encontro teve a participação do Prefeito Paulo Butzge, acompanhado dos secretários Orlando Kochemborger do Planejamento, e Paulo Hoffmann da agricultura, como também estiveram presentes o Presidente da Camara Municipal de Vereadores Cristiano Pinto Becker , da gerente do Banco do Brasil, Catarina Oliveira, e o gerente adjunto do Banrisul, Marcio Luis Discozi. O Prefeito Paulo ao final da palestra, informou aos representantes da cooperativa que o municipio tem interesse no empreendimento, porém, como é necessária contra partida do executivo, prometeu que sua equipe fará um estudo da viabilidade do projeto, e sendo possível, certamente será parceiro. O vice-Presidente da Cosuel, Pascoal Bertolde agradeceu a presença das autoridades.