Turismo, Cultura e esportes tiveram audiências em Porto Alegre
28 de Janeiro de 2013

Turismo, Cultura e esportes tiveram audiências em Porto Alegre

O Secretario Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Dionatan Tavares, junto com o Diretor de Turismo, Cultura e Esportes, Valter Fernando Auler estiveram em Porto Alegre na última sexta dia 25 em audiências na Secretária Estadual de Cultura e na Fundergs.

Na Secretaria de Cultura trataram de assuntos referentes a área Museológica com o Sistema Estadual de Museus, onde existe editais de apoio em andamento. Junto com João Pontes, Diretor de Cidadania Cultural e sua equipe, trataram de incentivos a cultura para o município, onde se destaca também a organização através de editais específicos para cada setor. Além dos contatos ficou estabelecido o compromisso de apoio para que Candelária realize sua Conferência Municipal de Cultura, e desenvolva o Conselho de Cultura, Plano de Cultura e Fundo de Cultura, estruturas estas que são obrigatórias aos municípios para receberem recursos Estaduais e Federais.

Na Fundergs – Fundação de Esporte e Lazer do RS, a audiência foi com Silvio Ribeiro, Assessor Especial. Na pauta o apoio a eventos esportivos no município, onde da mesma forma o processo de editais foi implantado pela Fundergs, limitando no maximo o apoio a dois eventos por ano, com contrapartida do município. Os editais são abertos em periodos distintos, diferentemente do que vinha acontecendo, quando era disponibilizado apoio a projetos que eram apresentados diretamente a Fundergs.Agora a única forma é por meio de editais.

Outro assunto tratado foi o da Lei do Esporte, aprovada recentemente e que dá oportunidade a empresas apoiarem projetos ligados ao esporte de forma direta, descontando no ICMS repassado ao Governo para que posso investir de forma direta.

As audiencias foram muito produtivas, afirmou o secretário, pois podem-se abrir portas para que nosso trabalho seja relizado, esperamos poder contar com apoio dos governo estadual e federal para qualificar a atuação nas areas de nossa secretária, afirma ainda Dionatan Tavares.