Comunicado à comunidade Candelariense
31 de Janeiro de 2013

A administração municipal de Candelária não ficou alheia ao triste e lamentável sob todos os aspectos do episódio ocorrido em Santa Maria na madrugada do último dia 27, no qual mais de duas centenas de jovens perderam a vida. A maior tragédia da história do Estado do Rio Grande do Sul chocou a população mundial, causando um impacto ainda maior na comunidade candelariense pela proximidade e a identidade com a cidade de Santa Maria. Em virtude disso, diante da extensão e da gravidade da tragédia, o Poder Executivo de Candelária se movimentou e já noite de domingo, 27, o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito Rui Beise se deslocou a Santa Maria levando material hospitalar para auxiliar no tratamento dos feridos, além de oferecer a solidariedade da comunidade candelariense. E ainda no mesmo domingo, o prefeito Paulo Butzge, que iniciava viagem de trabalho a Brasília, determinou que fosse enviado no dia seguinte ofício ao prefeito de Santa Maria, César Schirmer, registrando o profundo pesar pelo ocorrido, e colocando a municipalidade à disposição para auxiliar no que fosse possível.

Da mesma forma, durante a semana, de Brasília o prefeito Paulo Butzge determinou uma atenção especial em relação à licença para o funcionamento de casas noturnas e ambientes festivos no município. Já na quarta-feira, 30, ocorreu uma primeira reunião na Prefeitura com a participação de secretários e servidores municipais. Conforme debatido no encontro, a Prefeitura concede o alvará de funcionamento e a competência para fiscalizar a existência ou não de Plano de Prevenção contra Incêndio é do Estado. Apesar disso, em função do ocorrido em Santa Maria, que obviamente irá impor uma nova ordem em relação à realização de eventos de qualquer natureza, a Prefeitura irá estudar a viabilidade de uma ação conjunta com órgãos estaduais, que deverá incluir a criação de uma comissão para vistoriar e avaliar as condições de todos os estabelecimentos que reúnem público e os que sediam promoções festivas ou recreativas.