Prefeito Paulo em Brasília
06 de Fevereiro de 2013

Prefeito Paulo em Brasília

O Prefeito Paulo Butzge esteve na semana passada em Brasília, participando do “Encontro Nacional de novos Prefeitos e Prefeitas” a convite da Presidente Dilma Rousseff. O encontro aconteceu no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e teve início na segunda feira, 28 de janeiro onde além das palestras, foram montados escritórios de todos os ministérios. Entre outros ministérios, o prefeito esteve no Ministério do Turismo, onde foram analisados os convênios que estão em execução, e dos pedidos de programas e recursos federais que ainda estão em fase de análise. O Prefeito esteve também visitando o Ministério das Cidades, verificando o pleito junto a este ministério. Alguns programas já em andamento, e alguns ainda não firmados, em fase de análise.

Além de visitar os ministérios, o prefeito salientou também a importância do evento para integrar-se com prefeitos e deputados, como o Prefeito de Cerro Branco, Marlon Melchior, mais conhecido como Tuta, e do deputado Elvino Bohn Gass (PT), entre outras tantas autoridades. O prefeito, que estava acompanhado do Diretor do Departamento de Planejamento Aristides Feistler, esteve também em visita ao Ministério da Agricultura, do Ministro Mendes Ribeiro Filho, ministro gaucho conhecido em nossa região, pleiteando junto ao ministro recursos para Candelária, através de projetos. A dupla de Candelaria também esteve na assembléia em visita ao Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) que também é Presidente da Comissão Mista de Orçamento, solicitando recursos para os projetos inerentes ao municipio de Candelária.

No salão da ala sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, as 17 horas do dia 28 o prefeito Paulo pode ouvir diretametne da Presidente Dilma os projetos e verbas destinados ao ano de 2013, entre eles a liberação de R$ 66,8 bilhões de verbas, sendo que R$ 35,5 bilhões são para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana selecionados no final de 2012. Os R$ 31,3 bilhões restantes, serão destinados a novos investimentos que serão feitos este ano, além de ouvir da presidente a promessa de que cidades com menos de 50 mil habitantes serão contempladas com motoniveladoras e retroescavadeiras pagas pelo governo federal. O prefeito conversou também com Ricardo Caiado de Alvarenga, Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, onde os candelarienses pleitearam verbas. O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Gustavo Zarif Fraia, vinculado ao Ministério das Cidades, foi também visitado por Paulo e Aristides, onde o prefeito gestionou recursos para saneamento no municipio de Candelária.

No ministério das comunicações, o prefeito assinou convenio, das Cidades Digitais, ao lado da Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações Ligia Lumina Pupatto e do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo Silva, que com outros 5 prefeitos gauchos dos municipios de Jari, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Não me Toque, Nova Bassano foram contemplados com o Projeto Cidades Digitais.

Na verdade, disse Paulo, fizemos diversas visitas e todas elas buscando recursos para Candelária, já que sabemos que as verbas se concentram em Brasília e que é preciso buscá-las. Dos impostos arrecadados nas cidades, apenas 14% retorna para sua origem, o bolo restante fica em posse do governo estadual, mas principalmente do governo federal, por isso a importância de estarmos presentes demostrando o interesse de Candelária na busca destes recursos.