Fruki acena com possibilidade de instalação de fábrica em Candelária
07 de Fevereiro de 2013

Fruki acena com possibilidade de instalação de fábrica em Candelária

O Prefeito Paulo Butzge, o Secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Pinto Becker estiveram na ultima terça-feira feira na cidade de Lajeado, mais precisamente na empresa Bebidas Fruki para postular a possibilidade e a viabilidade da empresa edificar no município de Candelária sua nova fábrica. O grupo foi recebido pelo Diretor Presidente da empresa Nelson Eggers que explicou aos representantes candelarienses, que a nova fábrica será de produção de sucos, chás e néctar. Genuinamente, a Fruki produz em especial refrigerantes que são comercializados dentro do estado do Rio Grande do Sul, e segundo Nelson, a Fruki foi a número 1 ano passado em venda de guaranás, superando outras marcas também já consagradas no mercado. Esta nova fábrica, com estes produtos que tem um valor agregado maior, ou seja, uma lucratividade maior, vai viabilizar que parte desta produção seja comercializada em outros estados. A empresa está montando em Canoas um centro de distribuição onde estão edificando prédio de 11.000 metros quadrados, além de outro prédio da parte administrativa, pátio de estacionamento para 200 caminhões, 120 motos e 150 automóveis, e segundo o diretor, a idéia é a de montar outros centros de distribuição no estado. A Bebidas Fruki hoje está instalada em uma area de 2 hc, consome 1.320.000 litros de água por dia, duas carretas de açúcar e carrega 40 carretas de refrigerantes/dia. Para implantar a nova fábrica que vai produzir chás, sucos e néctar, Nelson afirmou que um estudo inicial apontava a necessidade de aporte de R$ 30 milhões, porém, os estudos mais recentes apontam que o investimento deverá chegar a casa dos R$ 60 milhões, e para que o município tenha possibilidade de receber tal investimento, algumas exigencias foram apontadas, tais como uma propriedade com localização privilegiada, a beira de uma rodovia movimentada, para dar visibilidade ao investimento, isenção de impostos, mão de obra disponível e qualificada, e também um bom lençol freático, ou seja, água em abundância, para instalação de cinco poços artesianos para a captação desta água.

O Prefeito Paulo afirmou que para o município de Candelária, é um investimento bastante audacioso. Hoje, segundo o prefeito, a cidade não conta com estrutura para suportar um investimento deste porte num primeiro momento, porém, afirmou o prefeito, Candelária se fez presente, fez a sua proposta e especialmente foi frisada a localização geografica privilegiada, já que em Candelaria temos uma malha rodoviária dando acesso a todos os cantos do estado, e o prefeito acredita que estes fatores diferencias com relação a outras cidades podem se decisivos. “Estamos apostando em um conjunto de fatores para tentar fazer com que a Fruki perceba que o melhor local para a instalação da nova fábrica, é Candelária” acrescentou o Prefeito Paulo Butzge.