PNAIC instituído em Candelária
18 de Fevereiro de 2013

PNAIC instituído em Candelária

Alfabetização na idade certa, ou seja, com oito anos de idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Esta é a meta do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC, lançado pelo governo federal através do MEC no ano de 2012, que através da administração municipal, pela Secretaria Municipal de Educação, aderiu no mesmo ano ao PNAIC, que visa auxiliar estados e municipios a combater o problema de alunos que chegam ao final de um percurso escolar sem estar alfabetizado, ou então desistindo no meio do caminho.

O programa teve a Abertura Oficial na manhã desta segunda feira, e contou com a presença da Secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, e também do Prefeito Paulo Butzge. Em seu pronunciamento, a secretaria de educação disse acreditar que a alfabetização é uma das bases para o conhecimento que o aluno irá construir em sua tajetória escolar, quanto mais demorar este processo para ser concluido, pior será para o aluno, que desmotivado, acaba muitas vezes abandonando a escola.

Por este motivo, para preparar professores a lidar com estas dificuldades, a Secretaria de Educação, juntamente com o MEC, irá fornecer todo o suporte necessário para realização de um bom trabalho e com resultados exelentes. A secretária afirmou que haverá muita cobrança com relação a estes fatos, já que a secretaria está investindo para obter os resultados desejados, porém salientou que o corpo docente terá todo o apoio necessário para atingir as metas, que contará com as professoras orientadoras Jaqueline Freitas e Shelia Gass Schurer, como também da Coordenadora do PNAIC Eliandra Behling, que receberam a capacitação e serão responsáveis de passar todo o conhecimento para os professores que trabalham com as turmas de alfabetização.

O prefeito Paulo Butzge também se manifestou dizendo estar muito contente com esta adesão. Desejou a todos um bom dia de trabalho, e se disse emocionado por estar no local onde teve seus primeiros ensinamentos, pois onde hoje funciona a Secretaria de Educação, foi em tempos passados, sede do Colégio Rio Branco, onde ele estudou e aprendeu seus primeiros passos sobre a vida. Afirmou o prefeito, que educar é uma arte, e que a Secretaria Municipal de Educação tem a obrigação de oferecer as ferramentas necessárias para que as professoras possam desempenhar um bom trabalho. O poder publico municipal, disse o prefeito, esta preocupado em oportunizar a cada um, para que possam cada vez mais adquirir conhecimento e transmitir aos alunos. O prefeito ainda salientou que a educação é base de toda a sociedade que pretende progredir com responsabilidade, e enfatizou a missão de cada professor em ensinar. Ao final o grupo foi brindado com uma belissima apresentação do professor e cantor Marcelo Schmidt e da atriz Camila Borges que interpretaram a peça, no Jardim de Cataventos.