Prefeito Paulo em reunião da Amvarp/Cisvale
22 de Fevereiro de 2013

O Prefeito Paulo Butzge esteve esta semana em Santa Cruz dio Sul, mais precisamente na quinta-feira pela manhã na Casa da Assemp, no Parque da Oktoberfest, para reunião conjunta do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale), e da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), para debater as demandas na area da saúde. Segundo estudos feitos entre os secretários de saúde e apresentados pelo coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes, são necessários mais 315 leitos clinicos para atendimento de pacientes delo Sistema Unico de Saúde, o SUS. Além disso existe um déficit de 86 leitos na área da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda neste estudo foi apresentado que os maiores desafios estão na demanda reprimida de cirurgias (eletivas, urgência/emergência de média e alta complexidade, e traumatologia de emergência. O Hospital de Candelária conta com 66 leitos clínicos disponibilizados para o atendimento via SUS, ocupando a quarta posição no ranking dos hospitais abrangidos pelo consórcio. Ainda no estudo apresentado, a necessidade é da proporção de 2,5 a 3 leitos a cada mil habitantes, com uma população dependente do SUS de 262.919 habitantes, deveríamos ter 789 leitos, porém, a disponibilidade no momento é de apenas 474 leitos, ou seja, temos uma defasagem de 315 leitos. O Prefeito comentou ainda que medidas estão sendo tomadas para que se aumente na região o atendimento a diversas áreas da saúde. A eleição da nova diretoria da Amvarp foi marcada para o dia 7 de março, em Venâncio Aires.